O que faz com que uma Fintech Startup seja bem sucedida?
Toda inovação precisa ser apoiada pela identificação dos pontos problemáticos do cliente. Depois de obter essa percepção, trata-se de construir uma jornada de usuário intuitiva e fornecer benefícios tangíveis e contínuos ao cliente. É fundamental que todas as partes móveis do negócio sejam otimizadas o máximo possível para garantir que você esteja fornecendo uma solução real que atenda totalmente às suas necessidades pessoais.
Quais setores de Fintechs que estão sendo mais procurados em termos de investimentos e por que?
Ultimamente, pode-se dizer que os setores mais procurados são os de pagamentos, open finance providers, e Web3 – isso se deve à necessidade de uma infraestrutura confiável instalada, especialmente do ponto de vista digital, para que as empresas possam facilitar o crescimento de forma transparente.
Dada a atual volatilidade econômica, qualquer coisa relacionada a pagamentos e fluxo de caixa é uma prioridade para as empresas. Nesse sentido, os empresários precisam de tecnologia que facilite suas vidas e lhes dê menos uma coisa para se preocupar em meio ao caos das taxas de juros e contas crescentes.
Como as fintechs conseguem atrair investidores em uma fase ruim?
Atrair investidores em tempos difíceis da empresa é difícil, mas não é impossível. No fim, tudo se resume a transparência! As fintechs que buscam investimentos precisam ser claras em relação ao seu caixa e receita e mostrar um caminho para lucratividade que seja possível, lógico e confiável!
No clima atual, os investidores priorizam o investimento estruturalmente mais sólido e, como proprietário de uma startup, você precisa transmitir uma visão realista para o sucesso.
Um ponto-chave, também, é que dadas as atuais restrições de gastos você precisa demonstrar capacidade de adquirir usuários/clientes sem fornecer benefícios monetários para que usem o produto – esse é um elemento que pode ser diferencial em relação a outros que buscam investimento.
Que tipo de líder você precisa ser para construir uma fintech escalável?
Como um líder de uma fintech em construção, é imprescindível ter um time que acredita no produto e no objetivo da empresa.
A flexibilidade é fundamental. Você precisa priorizar o feedback do usuário em relação à sua própria visão do negócio e usar esse feedback como a força motriz por trás de qualquer mudança instrumental. Além disso, é realmente uma questão de dedicação – dedicação para alcançar a melhor jornada possível do usuário e a melhoria constante, pois sempre haverá maneiras de gerar valor agregado para o usuário.
Como é o futuro da Fintech para você?
Olhando para o futuro das fintechs, estamos muito confiantes de que os produtos das fintechs continuarão na vanguarda da transformação do ecossistema.
Prevejo que os produtos fintech se tornem cada vez mais incorporados em tudo o que uma PME (pequena e média empresa) faz – seja como os pagamentos são processados, entendendo o comportamento do cliente, relatórios e outras tarefas administrativas, bem como como as PMEs acessam o financiamento.
Fonte: https://fintechmagazine.com
Para reforçar sua área de tecnologia, Neon promove Carlos Carvalho e traz Giovani Nunes do iFood
A conta digital Neon promoveu movimentações na sua área de tecnologia. Carlos Carvalho, que até então estava como Head de Tecnologia, assume agora como o primeiro Diretor de Engenharia na área de tecnologia da Neon, e fica à frente do gerenciamento dos times de Operações, Infraestrutura, DevOps, Quality Assurance (QA), Mobile, Developer Experience e Arquitetura da fintech. Giovani Brioni Nunes, ex-iFood, chega para reforçar o time como gerente de Arquitetura de Tecnologia.
Carvalho é especialista em gerenciamento de equipes de tecnologia da informação, ciclo de vida de desenvolvimento de software com metodologias ágeis e governança de tecnologia. Com a promoção passa a apoiar o gerenciamento das equipes de Operações, TI, Infraestrutura Cloud, FinOps, Banco de Dados, SRE, DevOps, Desenvolvimento e Developer Experience. Em sua trajetória profissional, antes da Neon, Carlos atuou como gestor na Tivit, Atento, A5 Solution, Contax, Teleperformance e Akross.
Para apoiar o novo diretor, Nunes assume como Gerente de Tecnologia e Arquitetura. Antes de ser contratado pela Neon, o profissional estava como Gerente de Engenharia de Software do iFood. O executivo também teve passagens por outras instituições do setor financeiro como Itaú, C6 Bank e por outras importantes empresas como VR Benefícios. Formado em Ciência da Computação pela Unesp, Giovani terá sob sua responsabilidade a gestão do time de pessoas e entregas na estruturação de produtos e soluções da Neon.
Fonte: https://fintechsbrasil.com.br/2022/10/10/para-reforcar-sua-area-de-tecnologia-neon-promove-carlos-carvalho-e-traz-giovani-nunes-do-ifood/
Até semana que vem!
Sempre chegamos na sua caixa de entrada nas sexta-feiras pela manhã! E na próxima, já em clima de halloween.