Treinamento de Compliance: entenda como implementar um ambiente mais ético na empresa

Treinamento de Compliance: entenda como implementar um ambiente mais ético na empresa

Primeiramente, você sabe o que Compliance?

Compliance é o conjunto de ações e medidas com o objetivo de cumprir as normas, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

O compliance, portanto, é um conjunto de ações poderosíssimas que auxilia a fortalecer a imagem institucional, prevenir riscos e melhorar os negócios. Porém, não adianta ter manuais e códigos de conduta se os colaboradores não os aplicarem no dia a dia.

O que é treinamento de compliance?

O treinamento de compliance é a maneira mais efetiva de ensinar os colaboradores sobre os regulamentos e regras da organização, tanto normas jurídicas e administrativas quanto valores éticos e morais.

Toda norma tem o propósito de criar um limite, indicando o que pode ou não ser feito. No contexto empresarial, existem vários limites legais e ideológicos que não podem ser ultrapassados, sendo fundamental que os colaboradores ajam em conformidade com eles.

Assim, o objetivo do Compliance é garantir que todos os processos organizacionais sejam realizados de acordo com as normas e evitar possíveis desvios de conduta e atos ilegais.

Por que fazer um treinamento de compliance?

A melhor forma de garantir transparência, confiabilidade, ética e de gerar a empresa uma boa reputação, é fazendo um bom treinamento de compliance.

Nessa linha, o Compliance hoje, não é somente uma adequação a legislação do país ou de normas internas da própria empresa, mas sim, uma maneira de captação de clientes.

Nesse sentido, os consumidores têm priorizado marcas que sejam responsáveis e tenham valores alinhados aos seus valores pessoais.

Portanto, treinar a equipe para conformidade não é apenas uma medida preventiva, mas uma forma de promover o negócio. A partir disso, o treinamento de compliance:

  • Fornece conhecimento acerca dos valores e regulamentações;
  • Cria um clima organizacional de segurança e respeito;
  • Torna o ambiente mais ético;
  • Minimiza riscos de fraude, roubo e corrupção;
  • Evita problemas jurídicos e reduz penalidades;
  • Contribui para a confiabilidade na marca;
  • Melhora a imagem institucional;
  • Atrai investidores, clientes, parceiros e colaboradores.

Como fazer um treinamento de compliance?

Um treinamento nada mais é que um compilado de conteúdos didáticos com o objetivo de conscientizar e ensinar um público determinado. Por isso, o treinamento de compliance é um dos pilares do programa de compliance, que irá definir os padrões e políticas a serem seguidos.

Dessa forma, é necessário primeiramente definir os códigos de conduta e políticas empresariais antes, porque, a partir destes, serão produzidos os materiais do treinamento.

Para realizar um treinamento para os colaboradores, existem cinco etapas que devem ser consideradas:

Se você quiser saber tudo sobre como planejar um treinamento, confira o site da Awtra!

Tipos de compliance

O termo compliance é muito abrangente, porque significa estar em conformidade com algo. Assim, cada área da empresa terá regras mais relacionadas à rotina de trabalho, sendo este o tipo de compliance mais relevante e indicado para o treinamento.

Porém, existem alguns tipos de compliance mais frequentes e que merecem certa atenção:

  • Ambiental: evita impactos ambientais negativos e promove o equilíbrio socioecológico.
  • Responsabilidade social: é a conformidade com os valores éticos e morais adotados pela sociedade.
  • Empresarial: regula atos como a propaganda enganosa, manipulação de dados dos stakeholders, publicidade e meios de contato.
  • Trabalhista: garante a segurança e a integridade do colaborador, ensinando sobre utilização de EPIs e direitos legais do trabalhador, por exemplo.
  • Tributária: assegura a regularidade contábil, como o pagamento correto de impostos e taxas.
  • Anticorrupção: previne fraudes, lavagem de dinheiro, pagamento de propina e qualquer ato que possa ser considerado corrupto.

 

A maioria destes tipos de compliance possui leis que irão regular as ações das empresas, sendo algo obrigatório de ser seguido em alguns segmentos organizacionais.

Porém, adotar medidas de compliance relacionadas a estes pontos pode ser interessante mesmo quando não há uma obrigatoriedade legal.

Assim, ao pensar em um treinamento de compliance, é fundamental analisar todos os aspectos da organização, para identificar quais atitudes os colaboradores e a alta gestão podem tomar para agir de modo mais ético e moral em todos os contextos.

A cultura de compliance

Os treinamentos de compliance devem ser recorrentes e frequentemente reforçados, porque quando não praticamos o conhecimento, ele acaba caindo no esquecimento.

Por isso, para ter um treinamento de compliance eficiente, é necessário investir em ações que proporcionem mudanças na cultura da organização. Montar uma estrutura que favoreça o aprendizado contínuo e a adesão dos valores é imprescindível.

Todas as ações do ambiente empresarial são influenciadas pelos padrões de comportamento adotados, sejam eles relacionados a meios legais ou códigos internos. Quanto mais pessoas aderirem a ações de conformidade, mais elas se tornarão frequentes, porque será uma característica presente na rotina e na cultura da equipe.

Onde posso fazer os treinamentos de compliance?

Muitas vezes, em empresas com uma grande quantidade de colaboradores, é quase impossível reunir todos no mesmo dia para realizar os treinamentos necessários. Por isso, fazer esses treinamentos de forma online é de grande importância. 

Desse modo, existem hoje no mercado diversas plataformas que promovem um ecossistema e um ambiente legal para que se faça possível realizar esses treinamentos. Algumas delas trazem ferramentas que auxiliam no aprendizado, como testes de conhecimento, gamificações, rankings e premiações.

Se você quer saber uma plataforma perfeita para te ajudar a criar estes treinamentos e alcançar um ambiente empresarial mais ético, confira o site da Awtra juntamente com o e-book.

Compartilhe

Artigos Recentes

Resolução BCB nº 257

Resolução BCB nº 257

Foi publicada a Resolução BCB nº 257, que altera os parâmetros para ingresso de pedido de autorização de instituições de pagamento emissoras de moedas eletrônicas (IMEs), dispostos na Resolução BCB nº 80/2021. O limite final para submissão do pedido de autorização deixou de ser o dia 31 de março de 2023, para ser fixado somente para o dia 31 de março de 2029…

Resolução BCB nº 260

Resolução BCB nº 260

Foi publicada a Resolução BCB nº 260, que dispõe sobre os controles internos de administradoras de consórcio e instituições de pagamento (IPs) autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil…

O que é Compliance?

O que é Compliance?

O ambiente regulatório no Brasil tem passando por um processo de aprimoramento e de aumento de exigências em decorrência da dinâmica e da complexidade nos negócios…